3
O gráfico é uma imagem que representa muitos dados. Assim, um gráfico bem elaborado substitui tabelas enormes.
Os gráficos são ferramentas matemática que representam dados de uma tabela. Sempre que houver uma tabela de dados, pode-se fazer um gráfico. No Excel temos os gráficos de pizza, de linha, de barras, de colunas, de dispersão e de bolhas.
Aqui temos tutoriais e dúvidas sobre os principais tipos de gráficos no Excel.
Quais os tipos de gráficos no Excel?
Os principais tipos de gráficos no Excel são: os gráficos de pizza, de linha, de barras, de colunas, de dispersão e de bolhas. Explicaremos cada um deles.
Vamos mostrar e explicar alguns tipos de gráficos mais comuns.
Gráfico de Pizza
O gráfico de pizza é um gráfico com formato redondo em que cada parte representa uma porcentagem. Assim, o gráfico de pizza no Excel é dividido em fatias, como uma pizza. Cada fatia, representa um item que está na tabela. Quanto maior a fatia, maior a quantidade desse item na tabela.
Por exemplo, o gráfico de pizza pode representar a participação no mercado de uma empresa ou de um produto (market share). Pode ainda representar uma pesquisa eleitoral com a divisão de preferência dos eleitores.
De qualquer forma, o gráfico de pizza tem um grande impacto visual, embora não seja muito preciso. É uma excelente ferramenta de marketing.
Gráfico de linhas
Os gráficos de linha no Excel são usados em séries temporais, ou seja, são usados para representar a evolução de alguma informação com o decorrer do tempo. Com isso, para fazer um gráfico de linha, é necessário ter alguns dados de um item específico.
Um exemplo de uso do gráfico de linhas é a medição de temperatura ou chuvas no decorrer de um período. A partir desse gráfico, podemos rapidamente identificar os períodos mais quentes ou chuvosos.
Podemos ainda usar gráficos de linha, para analisar despesas de uma empresa, sendo cada item representado por uma linha. Com isso é muito fácil verificar tendências de aumento ou redução de determinado item.
Gráfico de barras e colunas
Gráficos de colunas no Excel são usados para representar quantidades de determinado item em diferentes datas. Portanto, seus dados são iguais aos dados do gráfico de linhas, porém com outra representação.
Já os gráficos de barras no Excel representam a quantidade de determinado item tem diferentes datas.
Veja o gráfico de barras em detalhes aqui.
Os gráficos de colunas são representados no sentido vertical (de pé), enquanto os gráficos de barras no sentido horizontal (deitado). Enfim, gráficos de barras, gráficos de colunas e gráficos de linhas tem conteúdo similar com aparências diferentes.
Gráfico de dispersão
O gráfico de dispersão permite relacionar diferentes variável de algum item da tabela. A linha de tendência é usada no gráfico de dispersão, quando se tenta fazer uma regressão linear.
Por exemplo, pode-se analisar a relação de pressão e temperatura de algum equipamento industrial ou relacionar custo e tempo de produção de certo item. Assim, o gráfico de dispersão no Excel é muito importante em análises técnicas.
Gráfico de bolhas
O gráfico de bolhas no Excel representa 3 variáveis em um gráfico bi-dimensional. Em outras palavras, o gráfico de bolha mostra a relação de 3 parâmetros diferentes para determinado item.
Por exemplo, podemos representar a taxa de natalidade, expectativa de vida e tamanho da população de um país em um gráfico simples. Ou ainda representar a quantidade de açúcar de um iogurte, com seu preço e a quantidade de unidades vendidas.
Portanto, o gráfico de bolhas permite montar relações complexas em um gráfico simples.