Como fazer planilha de gastos mensais no Excel. (Passo a passo)

<1

Há muitos anos utilizo o Microsoft Excel diariamente. É o melhor aplicativo do pacote Office. Vamos ver como começar a fazer uma planilha de gastos mensais no Excel.

Para fazer uma planilha de gastos mensais no Excel, deve-se organizar os dados, colocar títulos nas colunas e preencher cada linha com uma informação. Depois pode-se usar formatação, fórmulas e funções para melhorar a apresentação da planilha.

Sabe mexer no Excel? Conhece atalhos e funções?

No Excel, os atalhos ajudam a fazer tarefas de forma mais rápida. As fórmulas fazem cálculos automáticos (e muito mais). Conheça os 10 atalhos e as 10 fórmulas mais usadas no Excel.
QUERO BAIXAR ESSE ARQUIVO

ENVIAR ARQUIVO PARA:

Em qualquer versão do Excel o procedimento é o mesmo.

Nesse exemplo vamos fazer uma planilha de gastos.

Problemas:  Uma família gasta R$ 1.500 de aluguel, R$ 75 de eletricidade, R$ 700 de supermercado e R$180 de combustível do carro.

Planilha no Excel preenchida
Tabela final para fazer um aplanilha do Excel

1) Abrir o aplicativo Microsoft Excel

Para abrir o Excel você pode:

– clicar no ícone do Microsoft Excel duas vezes com botão esquerdo do mouse

Ícone do Excel

Outras opções

– apertar a tecla “Win” de seu teclado e escrever Excel. Em seguida, clique duas vezes no ícone

– abrir qualquer arquivo Excel dando dois cliques no arquivo com esse ícone

Qualquer que seja o caminho, aparecerá uma tela parecida com essa!

2) Colocar títulos nas colunas

O título da coluna é colocado na primeira linha (“1”). Assim, digite “Descrição” na célula “A1” e “Valor (R$)” na célula “B1”

Tela de planilha do Excel
Tela em nova planilha do Excel.

Em seguida preenchemos cada uma das linhas com os gastos do exemplo.

Nesse exemplo temos 2 tipos de informações:

  1. A descrição do gasto.
  2. O valor do gasto.

Com isso, vamos colocar a “Descrição” na primeira coluna (“A”) e o “Valor” na segunda coluna (“B”).

Títulos das coluna na planilha do Excel
Colunas com títulos nas planilhas

3) preencher a linhas da planilha do Excel

Preencha cada linhas da planilha com as informações de gastos. Cada linha, uma informação. Depois de digitar, aperte ‘Enter’.

Tabela de gastos no Excel
Tabela de gastos no Excel

Dica: Outra forma para ir para a próxima célula, digite qualquer seta de direção de seu teclado (para cima, para baixo, direita ou esquerda).

A planilha ficará assim:

4) Ajuste a largura das colunas da tabela do Excel

Para ajustar a largura das colunas:

a) selecionar a coluna, clicando na letra que identifica a coluna.

Icone para selecionar coluna inteira no Excel
Icone para selecionar coluna inteira no Excel

b) Levar o mouse entre a linha que separa duas colunas)

Icone para ajustar coluna
Icone para ajustar coluna

c) Clicar 2 vezes quando o mouse ficar com esse formato:

Coluna ajustada de acordo com o conteúdo da célula
Coluna ajustada automaticamente com o mouse

Algumas informações ficaram escondidas pois as colunas são estreitas. Por isso, deve-se ajustar a largura das colunas.

5) Somar a coluna de “Valor (R$)”

Use a fórmula “SOMA”, para somar o valor total dos gastos mensais dessa família na coluna de “Valor (R$)”.

a) Digite “=SOMA(“

Digitar função soma no Excel
Digitar função soma no Excel

b) Selecione as células com os valores. Clique na primeira (‘B2’), segure o botão esquerdo do mouse, arraste até ‘B5’ e solte o botão.

Seleção de células para somar no Excel
Selecionar células para somar no Excel

c) Aperte ‘Enter’ em seu teclado

Formula de somar no Excel
Como fazer soma no Excel

6)  Salve o arquivo com a planilha de gastos

Para salvar clique no ícone:

Ícone para salvar planilha
Ícone para salvar planilha

Dica: um atalho para salvar rapidamente ‘Control’ + B.

Não esqueça de salvar o arquivo para não perder o trabalho.

Agora, para fazer isso mensalmente, basta copiar as fórmulas da coluna ‘B’ para as colunas ‘C’, ‘D’, e assim por diante.

 7)  Compartilhar com os amigos

Se gostou compartilhe o artigo.

Coluna ajustada de acordo com o conteúdo da célula
Coluna ajustada automaticamente com o mouse

Para mais informações:

  • deixe seu comentário abaixo;
  • envie uma mensagem pelo formulário ao lado;
  • ou envie um email para contato@excelme.com.br

Deixe um comentário

error: Conteudo protegido!!