História das planilhas: VisiCalc, Lotus 123 e Excel

História das planilhas eletrônicas: Excel, Lotus123 e VisiCalc

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O Microsoft Excel é o aplicativo de computador mais popular de planilha eletrônica, mas o VisiCalc foi o pioneiro na década de 1970.

Planilha eletrônica é uma tabela feita em computador que permite a executar cálculos, montar gráficos e apresentar de dados de forma automática.  Atualmente, o Microsoft Excel é o aplicativo mais popular para montagem de planilha eletrônica.

Nesse artigo explicamos como surgiram e como evoluíram as planilhas eletrônicas até os dias atuais.  

Surgimento da planilha eletrônica

Tabelas e planilhas existem há séculos sendo usada como ferramenta para organização de dados e cálculos repetitivos. Sendo assim, a ideia de planilha eletrônica surgiu da necessidade de automatizar o cálculo em tabelas.

A história mais aceita é a de que um aluno da Escola de Administração da Harvard University(EUA) se incomodou com um professor que passava a maior parte de suas aulas fazendo cálculos em tabelas desenhadas na lousa. Os alunos Daniel Bricklin e Robert Frankston desenvolveram um software que realizava os cálculos de forma sistemática.

Foi então que eles desenvolveram um programa de computador chamado VisiCalc, o que seria o primeiro aplicativo de planilhas eletrônicas.  

Planilha eletrônica e mercado de computadores pessoais

Até o final da década de 1970, os computadores eram enormes e caros. Assim, poucas pessoas tinham a possibilidade de ter um computador em casa. O programa VisiCalc alterou esse mercado, impulsionando a venda de computadores pessoais, os famosos PCs.

Como as planilhas eletrônicas eram uma excelente ferramenta, muitas pessoas passaram a buscar no mercado computadores que pudessem rodar esse tipo de aplicativo. Diante disso, a indústria da informática passou a fabricar computadores com a configuração específica para rodar o VisiCalc.

Isso foi uma grande mudança no mercado de computadores pessoais, ou seja, computadores utilizados para aplicação específicas ao alcance de pessoas comuns.

Planilhas eletrônicas e gráficos

Em meados da década de 1980, a Lotus Corporation disponibilizou o Lotus 1-2-3. A grande inovação do Lótus 1-2-3 foi a possibilidade de criação de gráficos de boa qualidade a partir de planilhas. Além disso, era possível usar algumas fórmulas e funções.

(Se você tem mais de 30 anos, deve ter usado ou ouvido falar dele).

Com essas inovações, o VisiCalc perdeu mercado para o Lotus 1-2-3, que dominou o mercado de programa para planilha eletrônica por cerca de uma década.

Além dessas opções, os usuários tinham a opção de planilhas como o Super Calc, Multiplan e QuattroPro.

O aplicativo Multiplan foi a primeira aplicação para planilhas eletrônicas da Microsoft, introduzida no mercado em 1982 com versões para CP/M, MS-DOS e Apple II.

Quando o Excel foi lançado?

A Microsoft lança no mercado o programa de planilhas, Microsoft Excel, em 1985. Junto com o Microsoft Word, a empresa Microsoft dominou o mercado de ferramentas para escritório durante a década de 1990. Assim, a Microsoft praticamente monopolizou  esse mercado por mais de 10 anos.

No início da década de 1980, o programa Multiplan dominava o mercado em sistemas CP/M. Já o Lotus 1-2-3 rodava melhor em sistemas MS-DOS. Diante disso, era preciso desenvolver um programa de computador para “fazer tudo o que o 1-2-3 faz e fazer melhor”.

Nesse cenário foi desenvolvida a primeira versão do Microsoft Excel para Mac (em 1985) e para Windows (em 1987).

As primeiras versões do Excel permitiram que o usuário utilizasse funções e fórmulas pré-programadas, possibilitava a criação de gráficos que eram impressos em boa qualidade, além da criação de macros para customização de tarefas pelo próprio usuário.

Com isso, pequenas empresas passaram a desenvolver pacotes “Add-ins” (complementos) para a realização de tarefas repetitivas para usuários comuns. Assim, um usuário comum podia realizar tarefas complexas  em seus computadores pessoais.

 Evolução do Microsoft Excel para uso pessoal

O Lótus 1-2-3 dominava o mercado mas não deu a devida atenção ao Windows. Ao final da década de 1988 o Excel passou a dominar o mercado de planilhas eletrônicas. A falta de atualização do Lotus permitiu que a Microsoft dominasse o mercado de programas de computador para computadores pessoais.

Até metade da década de 1980, todas as aplicações da Microsoft eram baseadas em MS-DOS. Assim, a empresa Microsoft trabalho no desenvolvimento de duas ferramentas essenciais até hoje: o mouse e o Sistema Windows.

Foi apenas no início da década de 1990, que o Windows entrou no mercado e passou a dominar os computadores pessoais. Até aquele momento o Microsoft Excel rodava em sistema MS-DOS e sem mouse. A famosa tela preta com letras verdes.

A Microsoft manteve o desenvolvimento do Excel, lançando uma nova versão cada 2 anos aproximadamente:

Quais são as versões do Excel?

  • Excel 365 no pacote Microsoft 365 (em 2020): a Microsoft passa a oferecer o Pacote Office clássico (Word, Excel e PowerPoint) junto com outras ferramentas como OneDrive, OneNote, Outlook e Teams.
  • Excel 2019 (em 2019): versão offline do Pacote Office, que é uma alternativa ao Office 365 (online).
  • Excel 365 no Office 365 (em 2017): versão online para usuários domésticos onde programas e arquivos estão disponíveis online, na nuvem.
  • Excel versão 16.0 (em 2016): versão offline do Pacote Office;
  • Excel versão 15.0 (em 2013): conexão com Office 365 e OneDrive, que são versões online para pacotes profissionais;
  • Excel versão 14.0 (em 2010): versão com suporte 64 bits;
  • Excel versão 12.0 (em 2007): Modificações na barra de ferramentas com visual mais moderno e foram adicionados os tipos de arquivos: .xlsx (sem macros) e .xlsm (com macros);
  • Excel versão 11.0 (em 2003): incluso no Office 2003;
  • Excel versão 10.0 (em 2002): incluso no Office XP;
  • Excel versão 9.0 (em 2000): incluso no Office 2000;
  • Excel versão 8.0 (em 1997): incluso no Office 97;
  • Excel versão 7.0 (1995): lançado dentro do Pacote Office 95 que possui a capacidade OLE que permitia copiar de um programa e colocar em outro. Como o Word 7.0 estava no Pacote Office, a Microsoft decidiu lançar como  Excel 7.0 para enfatizar a integração OLE entre os programas. Por isso não houve verão 6.0 do Excel;
  • Excel versão 5.0 (em 1993): inclui o Visual Basic for Application (VBA) para desenvolvimento de macros e, com isso, o surgimento dos vírus para Excel.
  • Excel 4.0 (em 1992);
  • Excel 3.0 (em 1990);
  • Excel 2.0, primeira versão lançada em 1988.

Não existem versões 1.0, nem 6.0, nem 13.0 do Excel. A primeira versão foi o Excel 2.0 para se alinhar com a segunda versão lançada para Apple. Já a versão 7.0 foi lançada junto com o Word 7.0.

Existem ainda versões do Excel lançadas para outros sistemas operacionais que não são mencionadas aqui.

 Paralelamente a Microsoft lançou novas versões do Windows.

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Excel e uso da marca

Quando surgiu, o Excel não podia ser usado livremente pois havia uma empresa de planilhas eletrônicas que detinha o registro da marca Excel. Diante disso, a Microsoft era obrigada a usar a marca Microsoft Excel. Isso foi resolvido anos depois com a aquisição da empresa detentora da marca pela própria Microsoft.

Além disso, a Microsoft estimulava o uso da sigla XL, que em inglês se pronuncia “ex-el”. Por isso, os arquivos do programa Excel tem a terminação xls e xlsx (a partir da versão 12.0).

As macros no Microsoft Excel

Macros são pequenas aplicações dentro dos programas do Microsoft Excel que permitem a automatização tarefas repetitivas. As macros são desenvolvidas em Visual Basic for Application, o VBA. Para isso, o usuário deve desenvolver ou adquirir um código fonte que é incorporado ao arquivo de planilha eletrônica.

Com isso, a versão Excel 5.0 foi a primeira a apresentar esse complemento para o usuário. O VBA para Excel possibilitou que o Excel obtivesse uma série de programas customizados como formulário e geração de relatórios automáticos.

Porém, junto com as macros surgiram vírus incorporados a arquivos de Excel. Essa ameaça foi um grande problema pois os programas antivírus entendiam (e ainda entendem) que qualquer planilha com macros é uma ameaça para o computador. Para resolver essa situação, a Microsoft adotou uma medida que permitia a abertura de planilha eletrônicas sem a ativação de macros.

Desde as primeiras versões é possível criar macros com a digitação de código fonte ou pela gravação da macro. Com isso, as macros podem ser criadas e customizadas facilmente pelos usuários.

Planilhas personalizadas no Excel

Um dos grandes avanços do Excel foi a possibilidade de se personalizar planilhas eletrônicas. O Excel trouxe o mercado a possibilidade de ajustar o tipo de texto, o tamanho das células dentre outras opções de formatação.

Além disso, o uso de macros permite a integração com outros programas de cálculo e bancos de dados. Essa vantagem permite que diversas empresas de softwares criem aplicativos integrados ou que interajam com o Microsoft Excel.

Portanto, praticamente todos os ERP’s são alimentados ou geram saída de dados no Excel. Em outras palavras, os programas de banco de dados para gestão de empresas são planilhas personalizadas que ora ou outra utilizam funções e fórmula no Excel.  

Aplicativos alternativos ao Excel

Embora o Excel seja o programa de planilhas eletrônicas mais conhecido, existem outras opções. Algumas gratuitas.

  1. LibreOffice é um software livre que fornece ao usuário um pacote de ferramentas para escritório. Assim, o software tem código fonte aberto, permitindo que qualquer usuário arrume bugs e desenvolva aplicações.
  2. Google sheets é um aplicativo online do Google que permite realizar algumas tarefas feitas em ambiente Excel. Pode ser usado em PC ou smartphone
  3. Excel Online, que é a versão do Excel na nuvem que permite a criação e edição de planilhas eletrônicas.

Dentro do pacote LibreOffice o Libre Calc pode ser usado em substituição ao Excel.

Porém, o Libre Office conta com:

  • Write (processador de textos)
  • Calc (planilhas eletrônicas)
  • Impress (editor de apresentações);
  • Draw (para desenhos e fluxogramas);
  • Base (banco de dados);
  • Math (editor de equações matemáticas).

Atualmente, o LibreOffice possui uma versão em português.

Com isso, quero mostrar que o Excel não é a única opção para quem precisa fazer uma planilha eletrônica.

Excel no mercado de trabalho

Como vimos acima, o Excel consegue trocar informações com uma série de outros programas. Sendo assim, mais importante que saber usar o Excel, é fundamental saber usar planilhas eletrônicas. Qualquer que seja o aplicativo.

Portanto, para se destacar no mercado de trabalho ou em algum outro negócio próprio, é fundamental dominar o Excel. Mesmo em nossas vidas, com nossas despesas, o fazer uma planilha de gastos no Excel ajuda nos organizar.

Espero que tenha gostado do artigo. Agora que já sabe fazer uma planilha no Excel, compartilhe essa página com seus amigos. É importante para que todos possam aprender a mexer no Excel com facilidade.

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