<1
No Excel, atalhos ajudam a fazer tarefas repetitivas com maior rapidez. Assim, com alguns toques no teclado, você executa tarefas com muita rapidez.
Atalhos para ajustar largura de colunas, salvar documento, janela de formatação e copiar fórmulas, para qualquer versão de Excel.
O que são os atalhos no Excel?
Os atalhos do Excel são combinações de teclas que permitem fazer as mesmas tarefas com maior agilidade e precisão. Assim, você executa tarefas no Excel sem usar o mouse, o que é mais rápido.
Para mexer no Excel com excelência e rapidez é preciso conhecer atalho do teclado. Afinal, digitar é mais rápido e mais preciso que usar o mouse.
Quais os principais atalhos no Excel ?
- Atalho 1 – Salvar documento [ ‘Ctrl’+’B’ ]
- Atalho 2 – Ajustar a largura de colunas ou linhas [ dois cliques na divisão de colunas ou linhas ]
- Atalho 3 – Abrir janela de ‘Formatar Célula’ [‘Ctrl’+’1’ ]
- Atalho 4 – Ir para última célula da linha ou coluna [‘Ctrl’ + seta de direção ]
- Atalho 5 – Copiar fórmulas da primeira linha para coluna [ dois clique no canto inferior direito ]
- Atalho 6 – Selecionar todas as células de uma coluna ou linha [‘Ctrl’ + ‘Shift’ + seta de direção ]
- Atalho 7 – Fixar uma célula da fórmula (referência absoluta) [‘F4’]
Esses são os atalhos que mostraremos nesse artigo e vídeo.
Como sabem, o programa Excel é o principal software para montagem de tabelas, planilhas, bem como para pequenos bancos de dados. É uma ferramenta muito poderosa!
Se precisa fazer tabelas, precisa aprender como fazer uma planilha. E os atalhos te ajudam a ganhar tempo (e dinheiro).
Tela do arquivo novo no Excel
1) Atalho para Salvar documento no Excel
Para evitar perdas de conteúdo, tem um atalho para salvar documentos:
‘Ctrl + B’ (segure a tecla ‘Ctrl’ apertada e digite ‘B’)
Ao digitar, aparecerá uma mensagem na barra inferior: ‘O Excel está salvando…’
Se for a primeira vez que estiver salvando o documento, aparecerá uma tela pedindo para que coloque o nome e a pasta onde o arquivo será salvo.
Os documentos criados no Excel precisam ser salvos para guardar da memória do computador ou em seu pen-drive. Porém, alguns usuários esquecem de salvar os arquivos e perdem horas de trabalho.
Portanto, crie o hábito de digitar esse atalho sempre! Assim, não perderá mais horas de trabalho por não salvar seus arquivos.
Esse atalho funciona em outros programas como Word e PowerPoint.
2) Atalho no Excel para ajustar largura das colunas ou linhas?
Coloque o mouse na divisão das colunas e dê dois cliques entre duas dessas colunas. A largura da coluna se ajustará ao maior conteúdo (maior palavra ou número) nessa coluna.
3) Atalho no Excel para ‘Formatar Células’
Selecione as células que serão formatadas. Pode ser uma célula ou um intervalo com várias células.
Em seguida, aperte as teclas “Ctrl + 1”.
Segure a tecla ‘Ctrl’ apertada e digite ‘1’. O ‘1’ é aquele perto da letra ‘Q’. Normalmente, esse atalho não funciona com o ‘1’ do teclado numérico.
Ao digitar, uma janela abrirá com as principais opções de formatação como Fonte, Preenchimento e Número. Com isso, você não precisa clicar em cada um dos ícones de formatação, o que acelera seu trabalho.
4) Atalho para ir para última célula da linha ou coluna
Para chegar na última célula preenchida de uma linha ou coluna. Selecione uma célula nessa linha ou coluna. E digite ‘Ctrl’ + seta na direção que deseja ir.
Imagine que tem uma tabela de vendas com diversos valores em uma linha. No final da linha você precisa colocar a soma de todas as vendas.
Para chegar ao final da linha, você precisará levar a “seta do mouse” até o final da linha e colocar a fórmula. Então você clica na barra de rolagem e arrasta até “acertar” onde está o final da linha.
5) Atalho para copiar fórmulas na coluna toda
Selecione a célula com a fórmula. Coloque o mouse sobre o quadrado no canto inferior direito da célula (seta verde). Dê clique duplo no quadrado.
E, automaticamente todas as células abaixo irão ser preenchidas com as respectivas fórmulas.
6) Atalho para selecionar toda coluna ou linha
Selecione a primeira célula da linha ou coluna do intervalo que deseja selecionar. Digite ‘Ctrl’ + ‘Shift’ + seta na direção que desejar.
Mas atenção que as teclas devem ser digitadas nessa ordem e não se deve soltar as teclas ‘Ctrl’ e ‘Shift’ até as células serem selecionadas.
Você deseja altera o tamanho da fonte de uma linha determinada. Por exemplo, deixar a linha do título em negrito ou mudar a cor das células de uma coluna. Para isso, precisa selecionar todas as células dessa linha ou coluna
7) Atalho para fixar endereço de uma célula da fórmula
Clique duas vezes com o mouse na célula onde fará a trava ou aperte ‘F2’. Clique com o cursor do mouse (“|” que fica piscando) entre ‘E’ e ‘2’. Aperte “F4” várias vezes até travar a célula do jeito que deseja.
Por exemplo:
- E2 (nada está travado)
- E$2 (a linha 2 está travada)
- $E2 (a coluna E está travada)
- $E$2 (a célula E2 ficará travada).
Ao travar, as fórmulas podem ser copiadas que a célula da cotação não vai mudar junto, isto é, qualquer célula da tabela irá usar o valor em reais na coluna F e a cotação em E2.
Espero que tenha gostado do artigo. Agora que já sabe fazer uma planilha no
Excel, compartilhe essa página com seus amigos. É importante para que todos
possam aprender a mexer no Excel com facilidade.
Para mais informações sobre marcas e patente:
- deixe seu comentário abaixo;
- envie uma mensagem pelo formulário ao lado;
- ou envie um email para contato@excelme.com.br