GRÁFICOS

4

Os gráficos são as ferramentas mais poderosas do Excel. Poder enxergar o que está dentro de planilhas e tabelas é algo fantástico. Mas você sabe me dizer qual é o melhor tipo de gráfico?

Ai, me respondem: “O gráfico de pizza, é claro!”

Bem… Na verdade, o gráfico de pizza é o pior gráfico que tem. Apesar de bonito, o gráfico de pizza que mais engana as pessoas (e já vou te explicar como isso funciona!)

Afinal, o que são gráficos?

Gráficos são imagens que representam dados. Os gráficos permitem que dados de uma tabela sejam vistos e compreendidos. Por isso, um gráfico poderepresentar milhares dados.

A partir do gráfico, podemos enxergar o que está disponível em uma planilha e até interpretar os dados. Com isso, fica muito mais fácil entender o que está acontecendo com os dados de uma planilha.

Mesmo assim, existem gráficos mais indicados para cada situação. Por exemplo, os gráficos de linha são ótimos para séries temporais, enquanto os gráficos de barras podem dificultar a interpretação.

A partir de agora, sempre tiver uma planilha de dados, já pense em qual gráfico deve fazer.

Quais os tipos de gráficos no Excel?

Os principais tipos de gráficos no Excel são gráficos de barras, gráfico de colunas e gráfico de pizza, sendo eles:

  • gráfico de barras, usados para comparar categorias de dados;
  • gráfico de barras empilhadas, que mostra como cada categoria de dados é composta;
  • gráfico de colunas (ou barras verticais), também usados para comparar categorias de dados;
  • gráfico de colunas empilhadas, semelhante às barras empilhadas, onde é possível ver a composição de cada coluna;
  • gráfico de pizza, que representam a proporção das partes que compõe uma categoria de dados.
  • gráfico de linha, úteis para representar séries temporais;
  • gráfico de área, que é uma derivação dos gráficos de linha;
  • gráfico de dispersão, que permitem relacionar duas categorias de dados para obter equações e tendências;
  • gráfico de bolhas são usados para representar três séries de dados em um gráfico 2D;
  • histograma, a forma adequada de representar a distribuição de uma categoria de dados em análise de dados;
  • caixa estreita (box-and-whisker) que representam estatisticamente a distribuição de dados também muito usados em análise de dados;

Por onde começar a fazer gráficos no Excel?

O Excel é o aplicativo do Microsoft Office usado para manipulação de dados. Por isso, pode-se fazer diversos tipos de gráficos no Excel. Inclusive, alguns tipos de gráficos podem ser “misturados” para melhorar a visualização dos dados.

Para começar, o usuário iniciante deve se familiarizar como os tipos básicos de gráfico no Excel. Assim, todo usuário deve iniciar no Excel usando os gráficos de barras, colunas, pizza, linhas e dispersão. Esses gráficos são os principais tipos de gráficos do Excel.

Apesar de tipos de gráficos básicos no Excel, os gráficos básicos são capazes de produzir dashboards excelentes. Isso ocorre porque alguns tipos de gráficos, com muitos recursos, acabam prejudicando a visualização dos dados.

 Gráficos 3D no Excel

No Excel, gráficos avançados são aqueles que oferecem mais recursos visuais, como os gráficos 3D. Nos gráficos em 3 dimensões, as imagens produzidas ficam mais bonitas. Entretanto, muitas vezes, gráficos bonitos não são funcionais pois distorcem os dados representados.

Os gráficos 3D estão disponíveis no Excel para os gráficos de colunas, barras, linha, área e pizza. Mesmo assim, esse tipo de gráfico não é recomendado para análise de dados mais rigorosas. Gráficos 3D são mais usados para enfeitar os dados e não para justificar decisões.

Exemplo de Gráficos no Excel

No exemplo abaixo, foram feitos 4 gráficos diferentes para os mesmo dados. Os gráficos são colunas, colunas 3D, pizza e pizza 3D.

Observe os 4 gráficos e responda: “Em qual dos gráficos é mais fácil determinar a segunda nacionalidade mais frequente?”

Gráfico de Pizza
Gráfico de Pizza 3D
Gráfico de colunas
Gráfico de colunas 3D

Como podem observar, o gráfico de coluna 2D é o gráfico que melhor representa os dados acima. No gráfico de colunas 3D, a diferença entre Argentina e Uruguai não fica tão clara quanto no gráfico de coluna 2D.

Quanto aos gráficos de pizza, a diferença é mais difícil ainda de se ver. Porém, os gráficos de pizza são “bonitos”.


error: Conteudo protegido!!