O que é planilha eletrônica? Para que servem?

7

Planilhas eletrônicas são tabelas composta de colunas (vertical) e linhas (horizontal), que tem a função de realizar cálculos e organizar dados. 

Planilhas eletrônicas são ferramentas computacionais que organizam dados no formato de tabelas composta por colunas verticais e linhas horizontais. O Excel é o programa de planilhas eletrônicas mais conhecido.   

Seguem algumas dúvidas comuns para os iniciantes em Excel.

O que é planilha?

Planilha é uma tabela eletrônica composta de linhas e colunas que organiza informações e é capaz de realizar cálculos automáticos. Com isso, as planilhas são ferramentas computacionais usadas para análise de dados.

Célula é o elemento mais básico de uma planilha, onde estão contidos os dados. Sendo assim, uma célula pode ter um valor ou uma fórmula. Uma célula com valor tem uma informação estática (que não pode ser alterada como um texto ou um número). Já as fórmulas (ou funções) são valores dinâmicos, que pode ser alterada conforme outros valores na planilha são alterados.

Nas planilhas, linhas são identificadas por números e colunas por letras. O endereço da célula é identificado pela letra da coluna e o número de linha.  por meios de gráficos e painéis dinâmicos (dashboards).

O que são planilhas eletrônicas?

Planilhas são tabelas com informações organizadas em linhas e colunas, sendo que o Excel é o principal software para montar planilhas eletrônicas. 

Planilha é uma tabela formada por linhas e colunas e são usadas para organizar informações. No Excel, cada arquivo é formado por uma ou mais planilhas que podem ser relacionadas por meio de fórmulas matemáticas e funções.

Portanto,  tabela é sinônimo de planilha.

O que é uma planilha do Excel?

O Microsoft Excel é um dos programas do Pacote Office, junto com outros como Word, Power Point e Outlook. No Excel, são montadas planilhas eletrônicas que organizam dados e automatizam cálculos. As planilhas eletrônicas do Excel são tabelas que fazem cálculos rapidamente. Com isso, o usuário consegue organizar dados e retirar informações desses dados de forma instantânea, como , por exemplo, a média de notas de uma turma ou o valor total de uma compra com diversos itens.

Além disso, é possível montar gráficos representativos dos gráficos e tabelas dinâmicas com informações estruturadas. Afinal, uma figura substitui mil palavras. No caso do Excel, um gráfico representa dezenas de células com dados.

Sendo assim, o Excel pode substituir um pequeno banco de dados, permitindo organizar informações e automatizar cálculos.

Para que serve planilha eletrônica?

As funções das planilhas eletrônicas são:

  • Organizar dados de uma maneira estruturada na forma de tabela;
  • Realizar cálculos automáticos dentro da tabela;
  • Elaborar gráficos para visualizar melhor os dados das tabelas;
  • Analisar dados para tomada de decisão;

Portanto, planilhas eletrônicas tem diversas funções com o objetivo de organizar dados. Com isso, as tabelas tem diversas aplicações sendo usadas em qualquer tipo de negócio seja para organizar informação seja para controlar atividades.

O Microsoft Excel é o principal programa de computador de planilhas eletrônicas, sendo possível integrar as tabelas com outros equipamentos externos como um leitor de código de barras.

O que é uma célula de uma planilha eletrônica?

As tabelas das planilhas eletrônicas são formadas de linha (no sentido horizontal) e colunas (no sentido vertical). Cada cruzamento de uma linha com uma coluna forma uma célula. No caso do Excel, as colunas são identificadas por letras maiúsculas (A, B, C, …) e as linhas por números (1, 2, 3, 4,…), sendo as células identificadas pela letra da coluna com o número da linha.

Por exemplo,

“A1” – primeira coluna (A) com a primeira linha(1),

“B3” – segunda coluna (B) com a terceira linha (3),

“G4” – sexta coluna (G) com a quarta linha (4).

Cada célula pode ter uma informação diferente como um número, um texto ou uma fórmula. Números e texto são informações estáticas, enquanto as fórmulas são dinâmicas. Assim, as fórmulas fazem cálculos e apresentam o resultado na célula onde está localizada.

Planilha eletrônica automatizada

Planilha eletrônica automatizadas usam funções e atalhos. O Excel faz o resto.

Comece baixando nossa tabela com as 10 funções e os 10 atalhos mais usados no Excel.
ME MANDA ESSE ARQUIVO

MANDE ARQUIVO PARA:

Como funciona planilha eletrônica?

Uma planilha de Excel organiza os dados na forma de tabela, sendo que cada célula pode ter uma informação específica. Nas células das planilhas eletrônicas, existe um dado diferente como, por exemplo, um número, um texto ou uma fórmula.

As fórmulas são dinâmicas e realizam cálculos dentro de cada célula. O resultado da fórmula é apresentado na célula onde está localizada. Assim, no caso de uma célula com fórmula, o conteúdo é uma fórmula mas o que o usuário observa é o resultado do cálculo. Em outras palavras, o criador da planilha coloca a fórmula e o usuário consegue ler o resultado.

Assim, são as fórmulas dentro de cada célula que executa os cálculos de forma automática.

A partir dessas células, pode-se montar gráficos de diferentes formatos, bem como tabelas dinâmicas.

Como elaborar planilhas eletrônicas?

Para elaborar uma planilha, é preciso planejar como as informações podem ser organizadas.

Por exemplo, para uma planilha de gastos em uma compra de mercado, precisamos de 4 colunas com “descrição”, “quantidade”, “valor unitário” e “valor total”. Na primeira linha teremos os títulos e em cada linha teremos a informação de cada item.

Em cada coluna teremos as informações:

  • descrição: texto,
  • quantidade: número,
  • valor unitário: valor de cada unidade do item,
  • valor total: valor resultado do produto do “valor unitário” com a ” quantidade”.

Assim, colocamos nas três primeiras colunas os dados que temos, e na quarta coluna colocamos a fórmula que faz a multiplicação de forma automática.

Veja o exemplo abaixo.

Lista de compras em uma planilha eletrônica no Excel

Temos um vídeo com dicas para fazer planilha como essa.

Qual é o nome da primeira planilha eletrônica de cálculos?

VisiCalc foi o primeiro programa de computador de planilhas eletrônica para o público em geral. Foi responsável pela popularização dos computadores pessoais. Depois surgiram o Lotus  1-2-3, QuatroPro e Excel.

História das planilhas: VisiCalc, Lotus 123 e Excel

Explicamos melhor nesse post sobre a história das planilhas eletrônicas,

Qual a principal função de uma planilha eletrônica?

A automação de cálculos é a principal função do Microsoft Excel. Com isso, podemos realizar cálculos simples de forma instantânea, viabilizando a organização de blocos de dados.

Por isso, as planilhas eletrônicas podem substituir bancos de dados simples tem tarefas cotidianas ou de pequenas empresas.   De qualquer forma, uma planilha eletrônica não é um banco de dados.

Outra função importante é gerar gráficos com as informações organizadas. Como, por exemplo, notas de uma turma, uma lista de compras ou controle de estoque.

Espero que tenha gostado do artigo. Agora que já sabe fazer uma planilha no Excel, compartilhe essa página com seus amigos. É importante para que todos possam aprender a mexer no Excel com facilidade.

  • deixe seu comentário abaixo;
  • envie uma mensagem pelo formulário ao lado;
  • ou envie um email para contato@excelme.com.br

error: Conteudo protegido!!